Corrida contribui para coluna saudável, diz estudo

Os discos intervertebrais são estruturas gelatinosas, ricas em água, que se localizam entre as vertebras da coluna e têm a função de “amortecedor” natural do corpo, ou seja, absorvem o impacto e o peso do corpo.

Ao longo da vida, no entanto, esse amortecedor natural vai envelhecendo, perdendo água e outros nutrientes. Com isso, diminui a sua capacidade de absorver impacto, o que pode resultar em uma série de problemas de coluna.

Até pouco tempo atrás se acreditava que não havia nada que pudesse ser feito para retardar o envelhecimento do disco intervertebral, porém estudo recente realizado com corredores mostra que a corrida tem uma influência positiva sobre a composição do disco intervertebral – e contribui para uma coluna saudável.

O estudo analisou homens e mulheres entre 25-35 anos que já corriam há, pelo menos, 5 anos e comparou com homens e mulheres da mesma idade que não realizavam atividade física regular.

A conclusão foi que, diferentemente do que se acreditava, a corrida tem a função de melhorar a qualidade do disco intervertebral e que isso ocorre tanto nos corredores de longa distância (mais de 50 km semanais) quanto para aqueles que correm curtas distâncias (20 a 40 km semanais).

Ou seja, a corrida tem função protetora sobre a coluna vertebral, podendo inclusive adiar ou retardar o envelhecimento do disco intervertebral, tão importante para uma coluna saudável.

Dra. Ana Gandolfi (CRM/SP: 133.791)
Neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *