Exercícios abdominais previnem dor nas costas

De uns tempos para cá, diversos cientistas passaram a discutir a eficácia e segurança dos exercícios abdominais. Muitos defendem que o movimento de flexão de tronco (feito no abdominal convencional, por exemplo) pode gerar lesões e não contribui muito para o ganho de força. Mas uma recente revisão de estudos mostra que tal prática pode aumentar, sim, a força muscular e até a flexibilidade. Tudo isso, desde que realizada corretamente.

Eu já escrevi aqui sobre a importância de fortalecer o abdome para correr melhor. Só que os benefícios de trabalhar a região vão muito além da performance. Um core forte contribui para a estabilização da coluna, eleva a consciência corporal e reduz queixas de dores nas costas por parte da maioria das pessoas que sofrem com o problema. Por causa disso, pilates, yoga, treino funcional ou exercícios de musculação com foco no abdome são cada vez mais indicados por profissionais de saúde para complementar o trabalho de correção postural.

Invista no treino certo

Os exercícios isométricos (ou estáticos), em que você fica parado durante um tempo em determinada posição, como a famosa prancha, estão entre os mais eficientes para fortalecer o core. Além disso, eles minimizam a sobrecarga de peso nas costas, principalmente na região lombar.

Vale lembrar que todo e qualquer exercício físico deve ser feito sob orientação especializada, para evitar quadros de dores ou lesões, principalmente se você já sente algum incômodo na região dorsal. Para não prejudicar ainda mais é coluna, é importante avaliar desde a postura correta ao realizar o exercício até a carga utilizada no treino.

De acordo com Stuart McGill, professor de biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo (Canadá), fazer exercícios abdominais com muito peso, sem orientação, de forma contínua e sem o correto descanso entre as séries coloca em risco a saúde da coluna. Isso porque, pode provocar pressão excessiva nos nervos, gerando dor nas costas e até hérnias de disco. Portanto, tome muito cuidado treinar e sempre busque ajuda de um profissional qualificado.

Dra. Ana Gandolfi (CRM/SP: 133.791)
Neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *