Notícias

Durma bem e corra melhor

Durma bem e corra melhor

Uma boa noite de sono é fundamental para você ter disposição para correr. No período de descanso, são produzidos hormônios e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo; o corpo se recupera do desgaste provocado pela atividade física, seus músculos relaxam e há uma redução no estímulo dos receptores da dor. Tudo isso permite que, em condições normais, você acorde sem dores no corpo, a mente cansada ou indisposição. Ou seja, pronto para acelerar no treino.

Mas dormir bem não significa apenas cair na cama e fechar os olhos por sete, oito ou nove horas. Durante esse tempo, é fundamental o corpo estar confortável para evitar que os músculos trabalhem a noite toda tentando encontrar uma posição ideal. Como conseguir isso? Mantendo a postura correta e escolhendo travesseiro e colchão adequados.

Ajuste a postura
Confira algumas dicas simples para proteger a coluna ao dormir…

DE BARRIGA PARA CIMA O ideal é deitar-se com um travesseiro sob os joelhos, para apoiar a curvatura da parte inferior das costas.

DE LADO Mantenha os joelhos levemente dobrados e coloque uma almofada ou travesseiro entre as pernas, para manter um bom alinhamento da coluna.

DE BRUÇOS Essa é a postura com maior risco de agravar dores no pescoço e nas costas (principalmente na região lombar, que não recebe o suporte necessário para o relaxamento). Mesmo que para você ela pareça ser muito confortável, o melhor é evitá-la.

Escolha o colchão certo
Fuja de modelos muito macios, pois eles se deformam facilmente com o peso, deixando sua coluna em uma posição inadequada. Existe uma tabela que mostra a densidade correta do colchão de acordo com o peso de quem o utiliza. Casais devem considerar o peso da pessoa mais pesada ao escolher o colchão.

Já o travesseiro não deve ser tão alto ao ponto de fazer com que você dobre excessivamente o pescoço e nem muito macio. Sua cabeça não pode afundar nele. Ela precisa ficar em posição neutra, alinhada com a coluna. Dores no pescoço ao dormir podem ser um sinal de que seu travesseiro não é adequado. Algumas pessoas chegam a ter sintomas que se confundem com torcicolo e hérnias simplesmente por que usam o travesseiro errado. Portanto, tome cuidado.

É importante lembrar que uma boa noite de sono também depende de outros diversos fatores, como realizar exercícios regularmente, manter uma alimentação adequada, evitar usar celular, tablets ou outros aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir etc.

Dra. Ana Gandolfi é neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte (CRM/SP: 133.791)

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade