Notícias

Corrida contribui para coluna saudável, diz estudo

Corrida contribui para coluna saudável, diz estudo

Os discos intervertebrais são estruturas gelatinosas, ricas em água, que se localizam entre as vertebras da coluna e têm a função de “amortecedor” natural do corpo, ou seja, absorvem o impacto e o peso do corpo.

Ao longo da vida, no entanto, esse amortecedor natural vai envelhecendo, perdendo água e outros nutrientes. Com isso, diminui a sua capacidade de absorver impacto, o que pode resultar em uma série de problemas de coluna.

Até pouco tempo atrás se acreditava que não havia nada que pudesse ser feito para retardar o envelhecimento do disco intervertebral, porém estudo recente realizado com corredores mostra que a corrida tem uma influência positiva sobre a composição do disco intervertebral – e contribui para uma coluna saudável.

O estudo analisou homens e mulheres entre 25-35 anos que já corriam há, pelo menos, 5 anos e comparou com homens e mulheres da mesma idade que não realizavam atividade física regular.

A conclusão foi que, diferentemente do que se acreditava, a corrida tem a função de melhorar a qualidade do disco intervertebral e que isso ocorre tanto nos corredores de longa distância (mais de 50 km semanais) quanto para aqueles que correm curtas distâncias (20 a 40 km semanais).

Ou seja, a corrida tem função protetora sobre a coluna vertebral, podendo inclusive adiar ou retardar o envelhecimento do disco intervertebral, tão importante para uma coluna saudável.

Dra. Ana Gandolfi é neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte (CRM/SP: 133.791)

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade