A atividade física, além de melhorar a sua qualidade de vida, pode trazer saúde para todos à sua volta
Você fica com vontade de correr quando vê nas redes sociais que seus amigos fizeram uma prova? Isso é para lá de normal! Um estudo americano publicado recentemente levantou a seguinte pergunta: “O padrão de atividade física pode ser contagioso?” Para responder a essa questão, um grupo de pesquisadores avaliou mais de 1 milhão de corredores durante 5 anos e concluiu que aspectos do estilo de vida e de saúde podem ser, sim, contagiosos.
O trabalho científico acompanhou os atletas amadores e o compartilhamento deles em redes sociais. A partir disso, analisaram como a postagem de informações de treinos – como pace, quilometragem percorrida e frequência de exercícios semanal – era capaz de influenciar as pessoas que viam essas publicações.
Além de descobrir que um post que você faz sobre uma corrida pode contagiar outras pessoas, estimulando-as a treinarem e buscarem novos desafios, o estudo constatou algumas peculiaridades interessantes: corredores mais ativos influenciam corredores menos ativos, mas o contrário não ocorre; tanto homens quanto mulheres influenciam homens na corrida, mas somente mulheres conseguem influenciar o mesmo sexo.
Portanto, agora há comprovação científica de que correr é contagioso e pode melhorar não só a sua qualidade de vida, como também a de todos à sua volta.
Dra. Ana Gandolfi (CRM/SP: 133.791)
Neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte