Não deixe a dor nas costas atrapalhar seu treino

Sentir incômodo na região dorsal é algo muito comum hoje em dia. Estima-se que 60 milhões de brasileiros sofrem com o problema e, segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população tem, teve ou terá pelo menos um episódio de dor lombar.

No meu consultório, atendo diversos atletas (amadores e profissionais) que, infelizmente, não ficam fora dessas estatísticas. Por estarem dentro do peso ideal e apresentarem ótimo condicionamento físico, muitos corredores acham que não precisam se preocupar com a coluna. Também há aqueles que pensam ser normal sentir incômodos nas costas após exercícios extenuantes, o que é um erro.

Reconheça o problema

Para a lesão não afetar seu desempenho em treinos e provas, é muito importante saber diferenciar a dor que é apenas decorrente de fadiga muscular, provocada pela atividade física, da inconveniente dor crônica, que persiste mesmo fora da rotina de esporte.

Os principais sinais para o segundo caso são:

  • Dor que não passa com o repouso e quase nunca some.
  • Dor que piora com alongamento, em especial a hiperextensão da coluna.
  • Dor lombar que “corre” para uma ou ambas as pernas.
  • Dor de início súbito durante a corrida.
  • Dor lombar associada à diminuição de sensibilidade nas pernas ou na região glútea.

Como tratar e prevenir

Se você sente um ou mais desse sintomas, consulte um especialista. Ele indicará o caminho mais fácil para eliminar a dor crônica. Por meio de exames de imagens e um diagnóstico preciso, é possível tratar muitos casos de maneira simples. Acredite! Claro que há situações mair graves, que exigem cirurgia. Porém, hoje já existem procedimentos minimamente invasivos, rápidos e muito seguros. Muitas vezes, o paciente deixa o hospital no mesmo dia e pode voltar às atividades rapidamente.

Para não sofrer com a temida dor nas costas durante a corrida, fique atento à postura e siga sempre as orientações do seu médico e do seu treinador. O trabalho conjunto desses profissionais ajuda a evitar problemas mais graves, como lesões permanentes.

Dra. Ana Gandolfi (CRM/SP: 133.791)
Neurocirurgiã e especializada em lesões de cabeça e coluna relacionadas ao esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *